Serigrafia Manual é um trabalho de amor e dor no qual cada impressão é puxada à mão, alinhada no olho, cortada na unha e feita usando máquinas manuais. Note que ao trabalhar com um processo de impressão MANUAL, por mais próximo que se chegue, a própria natureza do procedimento não permite a reprodução totalmente exata do seu desenho. As impressões podem variar um pouco ao longo de uma tiragem, mas é exatamente por isso que a SERIGRAFIA MANUAL produz impressões tão exclusivas, vívidas e empolgantes!
Para fazer uma estampa em serigrafia é preciso antes de tudo, PREPARAR A TELA e na seqüência começar a ESTAMPAR. O processo parece bem rápido, porém só a preparação de uma tela pode levar no mínimo uma hora de trabalho focado e meticuloso. É por isso que quanto maior for a edição, melhor será o seu CB (Custo/Benefício). Pois quando se fala em custo fixo (da preparação da tela) este é cobrado por cada unidade.
Além disso, a IMPRESSÃO SERIGRÁFICA opera por CAMADAS. Se imprime uma cor, espera secar, se imprime a cor seguinte e assim por diante... Com isso, quanto mais cores, mais caro e difícil se torna a impressão, pois ainda é preciso planejar o encaixe (fazer o registro) de uma cor com outra cor para compor a estampa final. E tudo isso é feito de maneira MANUAL.
Porém as TINTAS SERIGRÁFICAS permitem a MULTIPLICAÇÃO DE CORES. Significa que sobrepondo duas cores obtemos uma terceira cor. Por exemplo, se estampar com tinta amarela sobre tinta azul pode-se conseguir uma terceira cor, o verde. Para isso é preciso sobrepor adequadamente (mediante registro) uma cor sobre a outra e dar transparências a essas tintas para facilitar a multiplicação de cores.
Nós imprimimos cartazes, caixas, adesivos, gravuras de arte e várias outras coisas. Oferecemos SERVIÇO DE IMPRESSÃO para galerias, artistas, arquitetos, designers, ilustradores, poetas, escritores, bandas de rock, festivais e pequenas marcas. Serigrafias em variados formatos em EDIÇÕES LIMITADAS de um MÍNIMO DE 10 (papel) e 25 (tecido) EXEMPLARES, com TINTAS ECOLÓGICAS À BASE D'ÁGUA e de maneira 100% MANUAL.
Entre nossos serviços oferecemos também as X-PRINTS, que consiste em demonstrações ao vivo de serigrafia para todo tipo de evento social como shows, inaugurações de exposições e feiras, etc. Impressões em tempo real para seu convidado experimentar a serigrafia e levar na hora um gift personalizado serigrafado pela própria pessoa.
Cada cor deve ser separada no design para produzir os negativos do filme. A partir desses filmes coloridos separados, criaremos telas de impressão. Se você não estiver familiarizado com a SEPARAÇÃO DE CORES, podemos fornecer esse serviço de ARTE-FINAL por uma taxa de R$ 50/hora (faturada em incrementos de 15 minutos).
Por favor, deixe um mínimo de 10 mm de espaçamento da borda, ou se você precisar de um sangramento completo (full bleed), por favor, "suba" um tamanho de papel para que possamos adicionar marcas de corte para você.
Por favor, envie sua arte no tamanho 100% que você gostaria e em 300dpi
As linhas devem ser desenhadas com um mínimo de aproximadamente 1pt para papel e 1.5pt para tecido.
Se usar uma fonte com serifa não deve ser menor que 12pts.
Usamos tintas à base de água com cores padrão (CMYK + RGB + Branco).
Se você precisar de uma cor compatível com Pantone, Por favor, envie-nos o nº de referência Pantone selecionada de uma cartela Pantone Solid Uncoated, não do computador!
Sim, embora seja importante observar que a correspondência de cores exata não é garantida devido a um grande número de variáveis. Faremos todos os esforços para combinar sua cor o mais próximo possível. Se não fornecer uma referência Pantone, por favor, seja o mais descritivo possível, ou seja, vermelho quente, azul bebê, amarelo mostarda.
Se o seu arquivo tiver 5 MB ou menos, envie-o pelo nosso formulário ou pelo e-mail estudio@umporextenso.com.br, Se o arquivo for maior que 10 MB, é melhor enviá-lo por wetransfer.com
.ai - Adobe Illustrator (CC ou inferior) Certifique-se de que todas as fontes foram convertidas em curvas e que todas as imagens incorporadas estão incluídas.
.eps - Arquivo PostScript (Novamente, verifique se todas as fontes estão em curvas)
.psd - Adobe Photoshop (CC ou inferior) Não achate as camadas, se possível. Certifique-se de que sua imagem tenha pelo menos 300 dpi de tamanho de impressão real Actual Print Size. Inclua todas as fontes, se aplicável.
.pdf - arquivo de documento portátil. Use a maior resolução possível.
.jpg - imagem JPEG Quanto maior a resolução, melhor. Uma pequena imagem de 72dpi da Internet não é suficiente. Salve sua imagem em uma configuração "melhor".
A maneira mais fácil é usar nosso formulário. Se você não conseguir encontrar as opções certas para o seu trabalho, envie-nos os detalhes e entraremos em contato diretamente com você. Todas as cotações estão sujeitas a alterações assim que revisarmos os detalhes da arte e do projeto.
Nosso preço é baseado no produto selecionado, quantos itens você deseja imprimir, quantas cores de tinta serão usadas e qual o tamanho de sua impressão. Para o serviços de design gráfico e web design, praticamos os preços do mercado local baseados no volume e tempo de trabalho.
Atualmente, cerca de 10 dias mais entrega/retirada, mas isso varia, portanto, faça o seu pedido o mais cedo possível. Se você tem um prazo apertado, informe-nos e tentamos acomodá-lo.
MUDANÇA DE COR: R$ 32
SEPARAÇÃO DE CORES: R$ 50/hora (faturado em incrementos de 15 minutos)
SERVIÇO DE ENTREGA (APROX.): R$ 52
SERVIÇO "PRA ONTEM": 2-3 dias adicionar 30% / 24 horas adicionar 50% / mesmo dia adicionar 100%
O pagamento pode ser feito em dinheiro, por transferência bancária, ou PIX. Um depósito de 50% é exigido no momento da encomenda e o saldo total deve ser pago antes da entrega ou retirada. Todos os produtos continuam a ser propriedade do estúdio 1porExtenso até serem pagos na íntegra. Não aceitamos cheques nem cartão de crédito.
Atualmente, a retirada é feita pessoalmente no estúdio ou podemos organizar um serviço de entrega se você estiver Belo Horizonte. Se você estiver FORA de BH, o serviço de correio tem custo variável para a maioria dos locais do Brasil e deverá ser calculado. As taxas de envio incluem taxas de manuseio e embalagem, bem como custos de postagem. As taxas de manuseio são fixas, enquanto as taxas de transporte variam de acordo com o peso e o tamanho geral do pedido.
Não temos espaço para armazenar telas, mas se você repetir o pedido dentro de três meses, nós lhe daremos um desconto de preparação de tela.
O pedido mínimo para impressão em camisetas e Tote-bags é de 20 unidades.
O pedido mínimo para impressão em papel é de 10 cópias.
Observação: ao fazer um pedido, é melhor encomendar mais alguns, além do suficiente.
Uma única cor em camisetas/tote-bags. Em impressões sobre papel, podemos imprimir um número quase ilimitado.
Para impressões sobre papel, podemos imprimir em todos os formatos "A" até "A2". Nós também podemos imprimir B2. Por favor, deixe sempre um limite mínimo de 10mm de borda na sua imagem.
Sim, mas por favor, escolha um tamanho de papel 1x maior que o tamanho real que deseja ter sua impressão. Por exemplo, se deseja uma gravura com sangria completa (full bleed) em formato A4, então escolha o formato A3. Isso é para que possamos imprimir as marcas de corte, de modo que você possa cortar o papel no tamanho correto.
Atualmente, não temos instalações para cortar papel em outros tamanhos.
Sugerimos papel Algodão nacional 240g/m2 ou 350g/m2, mas dependendo do seu trabalho, vamos precisamos saber qual papel pretende usar para informar se é adequado para impressão.
Papel | g/m² | Formato | Folha | Pacote | Fornecedor |
---|---|---|---|---|---|
Papelão (Calandrado) | — | 80x100cm | R$16,00. | R$230/25 fls. | L2 |
Paraná | — | — | — | — | — |
Cartão Supremo (1x1 branco) | 250/300/350 | 66x96cm | R$4,00 fl. | R$480/150 fls. | L2 |
Mata Borrão | 250 | 66x96cm | R$18,00 fl. | R— | L2 |
Kraft | 200 | 66x96cm | R$4,00 fl. | – | L2 |
Kraft | 300 | 66x96cm | R$5,00 fl. | – | L2 |
Kraft | 420 | 66x96cm | R$8,00 fl. | – | L2 |
Apergaminhado AP (Offset) | 240 | 66x96cm | — | R$240/150 fls. | L2 |
Couché (fosco/brilho) | 210 | 66x96cm | — | R$270/150 fls. | L2 |
Couché (fosco/brilho) | 300 | 66x96cm | — | R$350/150 fls. | L2 |
St Cuthberts Somerset Velvet (UK) | - | molde cilíndrico (100% cotton) | - | - | - |
Waterford (UK) | - | molde cilíndrico (100% cotton) | - | - | - |
Arches 88 (FR) | - | molde cilíndrico (100% cotton) | - | - | - |
Zerkall Litho VI (DE) | - | molde cilíndrico (100% cotton) | - | - | - |
Arches Moulin de Gué (FR) | - | molde cilíndrico (100% cotton) | - | - | - |
Fabriano Rosaspina (IT) | - | molde cilíndrico (100% cotton) | - | - | - |
Canson Edition (algodão) | 200 | 76x57cm | R$47,00 fl. | R$400/100 fls. | L2 |
Canson Infinity Edition (etching Rag) | 310 | A3 | — | R$60/5 fls. | stock |
Canson Infinity Edition (etching Rag) | 310 | A2 | R$19,00 fl. | — | stock |
Canson Infinity Montval (aquarelle) | 310 | 24"x50'- rolo | — | R$850 | stock |
Canson Infinity Montval (etching rag) | 310 | 44"x50'- rolo | — | R$900 | stock |
Canson Infinity Arches (aquarelle Rag) | 240 | A2 | — | R$470/25 fls. | stock |
Canson Infinity Platine Fibre Rag | 310 | A3 | — | R$200/13 fls. | stock |
Canson Infinity Rag (photographique) | 310 | A2 | — | R$190/12 fls. | stock |
Canson Infinity Rag (photographique) | 310 | A3 | — | R$93/7 fls. | stock |
Conqueror (algodão) | 200 | 70x100cm | R$45,00 fl. | R$2.200/100 fls. | L2 |
Papel matizado - UNITEX | — | — | — | — | — |
The Collection (100% algodão) | - | 78x106cm | R$156,00 | — | Ismael | Montval (100% celulose) | 300 | — | R$12,00 | — | Ismael |
Montval (100% algodão) | 300 | 75x112cm | R$30,00 | — | Ismael |
Hahnemühle (100% celulose) | 300 | — | R$36,00 | — | Ismael |
Hahnemühle gravura (100% algodão) | 230 | 78x106 | R$42,00 | — | Ismael | Hahnemühle gravura (100% algodão) | 300 | 78x106 | R$54,00 | — | Ismael |
Hahnemühle Concept - liso (Skecth & Draw) | 220 | — | — | — | — |
Hahnemühle Nostalgie - liso | 190 | — | — | — | — |
Hahnemühle 1584 (screen printing) | — | — | — | — | — |
Hahnemühle FineArt Inkjet (Paper Bamboo) | 290 | A3 | — | R$190/12 fls. | stock |
Fabriano (100% algodão) | - | 56x76cm | R$79,00 | — | Ismael |
Fabriano Tiepolo (screen printing) | - | 56x76cm | R$79,00 | — | Ismael |
Nós usamos exclusivamente tintas à base de água para impressão de tecido e papel.
Oferecemos uma variedade de cores de tinta "de prateleira" padrão, metálicas e fluor. Nós também podemos misturar cores personalizadas.
Sim, embora seja importante observar que a correspondência de cores exata não é garantida devido a um grande número de variáveis, faremos todos os esforços para combinar sua cor o mais próximo possível. Se não fornecer uma referência Pantone, por favor, seja o mais descritivo possível, ou seja, vermelho quente, azul bebê, amarelo mostarda.
Sim! Para camisetas e bags, certifique-se de que a área de impressão é completamente plana (sem costuras) e deve ser 100% algodão. Para o papel, sugerimos Colorplan Smooth 270 ou 350gsm, dependendo do seu trabalho. Alguma perda deve ser esperada, e é considerada normal, por favor, forneça peças sobressalentes.
Desculpe, não imprimimos amostras ou provas de artistas. Custa muito tempo e tinta para configurar um trabalho de impressão. É por isso que definimos nossa tiragem mínima de impressão em 10 para papel e 20 para camisetas e bolsas. Se você quiser ver uma amostra de nosso trabalho impresso, siga o nosso instagram. Ou nos pergunte, faça contato!.
Sim! Trabalhamos regularmente com design gráfico/editorial e ilustração, além de web design, para irmos além do papel. Por isso, se tiver um projeto em mente, impresso ou digital, confira nosso portfólio e solicite um orçamento.
Entre nossos serviços oferecemos também as X-PRINT, que consiste em demonstrações ao vivo de serigrafia para todo tipo de evento social como shows, inaugurações de exposições e feiras, onde quaquer um pode experimentar puxar o rodo da serigrafia e levar sua própria impressão.
Se você preferir imprimir o desenho, oferecemos um serviço de gravação por R$ 60 / Limpeza de tela R$ 15. Você precisará fornecer seus próprios filmes positivos. Por favor, envie um e-mail para contato@umporextenso.com.br para reservar suas telas.
Sim! Oferecemos workshops para iniciantes e outros mais avançados. Para mais informações, veja nossos cursos.
Normalmente respondemos mensagens de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Geralmente respondemos em 48 horas. Retiradas podem ser organizadas durante a semana com hora marcada.
Uma edição é uma cópia ou réplica de uma obra de arte feita por um mestre. Geralmente se refere a uma série de impressões idênticas ou estampas feitas a partir da mesma base de impressão, mas também pode ser aplicado a uma série de outras mídias, como escultura, fotografia e vídeo.
Desde o final do século XIX, o número de impressões produzidas a partir de uma única chapa ou base (matriz) de impressão foi restringido e declarado como uma "edição limitada". Antes disso, o número de impressões produzidas era limitado apenas pela capacidade de impressão de cada processo.
As gravuras de artistas modernos são geralmente limitadas a um número específico, algo entre 2 e 1000 ou mais. Às vezes, a quantidade é ditada pelo processo - a chapa (caso da gravura em metal) se desgasta -, mas é comumente restringida pelo artista ou editor, caso em que a base de impressão costuma ser destruída.
As cópias editadas são geralmente assinadas, numeradas e freqüentemente datadas pelo artista. Uma edição de vinte e cinco será numerada 1/25, 2/25, etc. Estas são geralmente acompanhadas por um número de provas impressas, idênticas à edição; aqueles produzidos para o artista são marcados como 'PA' (prova do artista), aqueles para o estúdio de impressão ou editor 'PI' (prova do impressor). Uma série de provas operacionais também podem ser feitas. Provas 'Bon à tirer' (bom para imprimir) fornecem um padrão para orientar o estúdio de impressão.
Esculturas fundidas, feitas a partir de objetos encontrados ou fabricados industrialmente; fotografia; filmes ou vídeos e livros de artista se prestam a edições, pois os processos usados para fazê-los permitem que as cópias sejam feitas com relativa facilidade. As edições geralmente são produzidas após a arte-final original e feitas em lotes limitados. Muitas vezes são assinados ou sancionados pelo artista, embora também possam ser produzidos como uma edição pelo espólio do artista após sua morte.
Peça única criada pelo artista.
Trabalhos originais criados em múltiplos com envolvimento direto do artista. Geralmente, menos de 150 peças no total.
Uma peça que é feita sob medida, levando em consideração as preferências do colecionador.
Reprodução de uma obra original autorizada pelo artista. O artista não estava diretamente envolvido na produção.
Múltiplo refere-se a uma série de obras de arte idênticas, geralmente uma edição limitada assinada feita especificamente para venda.
Saber mais
Peças criadas em edições limitadas maiores, autorizadas pelo artista. Produzido sem o envolvimento direto do artista.
Obras feitas em número ilimitado ou desconhecido de cópias, autorizadas pelo artista. Produzido sem o envolvimento direto do artista.
Impressos efêmeros constituem grupos de materiais muito díspares, geralmente impressos, que foram produzidos para terem vida breve e que, normalmente, sua conservação é considerada desnecessária. Isso inclui convites, postais, cartazes, cartões de visita, panfletos, folhetos, anúncios, relatórios, ex-libris, papéis de carta e correspondência, etiquetas, adesivos, placas, materiais impressos de performances, folhas soltas, etc.
Apesar dessa disparidade, os impressos efêmeros circunstancialmente são materiais que se distribuem gratuitamente ou são vendidos bem baratos e não são destinados a ter vida longa, devido a própria natureza dos materiais de baixo custo, fácil obsolescência, rápido desgaste e deterioração no tempo que comumente essas peças são produzidas. No entanto, em outra circunstância, adquirem valor histórico e documental ou se foram criados por um artista ou designer, são valorizados pela sua intenção ou função: a maneira que foram distribuídos ou pelo contexto artístico em que aparecem.
São gravuras exatamente iguais às gravuras da tiragem e devem representar, no máximo, 10% da edição. Estas provas, também numeradas com algarismos romanos, ficam de posse do artista como registro de seu trabalho.
Representam estados de cores individuais ou variações de cores diferentes da cor usada para edição. Podem ser também provas progressivas, por exemplo: 1 prova de cor A, 1 prova de cor B, 1 prova de cor A+B, e assim por diante.
Este tipo de prova é o modelo de qualidade da impressão aprovada pelo artista. Todas as estampas impressas na presença do artista ou não, deverão possuir o mesmo padrão bon à tirer. Estas provas permanecem nos arquivos dos estúdios que fizeram a impressão.
Serve ao mesmo propósito das provas bon à tirer, porém esta ficará de posse do impressor, para seu portfólio.
São provas que permanecem nos arquivos do estúdio ou do editor. Alguns editores consideram as provas de artista como provas fora de comércio.
São as reproduções sem tiragem. Pode ser uma cópia única ou uma cópia de uma edição de 50 cópias.
Após concluída a edição, assinada e numerada, a matriz é desgravada.